-
Arquitetos: KS arquitetos
- Área: 850 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Roberta Gewehr
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito da Casa Mirador surge a partir da ideia de uma habitação que flutua ao nível das copas das árvores do seu entorno. Os dois volumes principais, assim como a passarela que os conecta, voam sobre o lote criando grandes pátios cobertos.
A topografia original do terreno foi preservada ao máximo e a casa pouco toca o solo.
Sob a residência acontece um caminho em rampa de concreto bruto que suavemente muda de direção, cercado de muito verde, vai vencendo o desnível de mais de 30m entre o passeio e o final do lote. Esse percurso leva primeiro ao átrio, um grande espaço sob a área social onde se descortina uma vista incrível, e a partir dali é possível acessar a casa ou continuar a descida, passando pelo estúdio musical em concreto aparente e depois por entre as árvores na direção de uma praia secreta, na faixa de areia e pedras até tocar o Guaíba.
As grandes aberturas da residência são como molduras para a paisagem, de onde se descobrem novos ângulos e pontos de vista diferentes. Ora para céu a partir das claraboias na área social, ora para o verde nas janelas laterais, também para o pátio interno no grande pano de vidro de altura dupla junto à escada, ou para a vista principal, onde se pode ver o Guaíba a partir das esquadrias de piso ao teto na área social e na suíte máster.
Quando as janelas da fachada que olha para o rio estão abertas, é possível sentir o silêncio daquele lugar, que só é interrompido pelo barulho dos pássaros.
A casa Mirador é uma combinação de elementos que se conectam em harmonia: a solidez e a precisão da estrutura metálica dialoga com o entorno de natureza preservada e a imensidão do Guaíba.
O fim de tarde na casa Mirador é mágico, as cores do horizonte vão se transformando ao pôr do sol até atingirem a noite, quando o Guaíba se torna uma grande vazio na escuridão e se pode ver as luzes na outra margem.”